Os impactos da incorporação de novas tecnologias nos serviços de saúde

Na manhã desta quarta-feira (18/09) foi realizado um debate sobre as novas tecnologias e seus impactos para a atividade hospitalar e de outros serviços de saúde, organizado pela ACC, Agência Paraná de Desenvolvimento e pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá. As discussões passaram por: implementação da LGPD nos serviços de saúde, a experiência canadense em infraestrutura para a saúde, intercâmbio tecnológico entre o Brasil e o Canadá e as iniciativas do Paraná para Health Techs. O secretário de saúde do estado do Paraná, Carlos Alberto Gebrim Preto, participou como mediador do debate.

Durante o painel “Inovações e seus impactos para o Setor Hospitalar” Beto Preto enfatizou que “Inovar é conseguir atender os paranaenses, com qualidade, mais perto de casa”. O secretário de saúde também ressaltou a importância do controle de dados e como a Lei Geral de Proteção de Dados atinge diretamente a área da saúde.

Scott Stewart, CEO do IBI Group, contou que no Canadá existe um planejamento de interface médica compartilhada. O projeto consiste em uma cidade inteligente, que integra os hospitais com as casas, com o ‘Community Care’, com o ‘Seniors Living’, com o ‘Assisted Care’ e com o ‘Hospice Care’. “A expectativa de vida está aumentando, os pacientes estão mais informados e desejam respostas mais rápidas.

Adriana D’Avila Oliveira, sócia da Advocacia Correa de Castro (ACC) ressaltou o pioneirismo da área da saúde na incorporação de novas tecnologias. Ela destacou a importância das medidas de segurança para a disponibilização de dados dos pacientes. “É uma grande oportunidade para as startups criarem um tipo de prontuário eletrônico seguro para que seja utilizado pelas pessoas e redes de serviços de saúde”, comentou.

O assessor jurídico da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Paraná (Fehospar), Phillipe Fabrício de Mello, trouxe à discussão os sistemas de suporte organizacionais e o cenário hospitalar atual do estado.

Inovação

No segundo painel do evento, a advogada Andrezza Oikawa, sócia da ACC, apresentou representantes de quatro Health Techs que apresentaram soluções para os serviços de saúde:

- Marcus Figueredo destacou as funcionalidades do HiLab, um laboratório que oferece serviços de exames de sangue em todo o Brasil;

- Rodrigo Camargo apresentou a PreviNEO, um sistema que une tecnologia e conhecimento científico para prevenir e realizar diagnóstico precoce dos principais tipos de câncer;

- Karini Vieira Menezes de Omena apresentou as funcionalidades da PGS Medical, plataforma de inteligência artificial que orienta o usuário sobre as melhores práticas de gestão em saúde.

- Dirceu Grein apresentou os resultados Sistema de Gestão Hospitalar e Ambulatorial do SUS (GSUS), que integra os estabelecimentos de saúde por meio de informações de profissionais de saúde e pacientes.

Nossos Profissionais

...
Adriana D'Avila Oliveira