Compliance na salvaguarda das atividades multidisciplinares da advocacia - Controladoria Jurídica e Inteligência na Gestão de Procedimentos

É constante o aumento do nível de exigências nas atividades da advocacia, provocando advogados e escritórios a se reinventar e desenvolver habilidades multidisciplinares, ou seja, realizar uma busca de conhecimentos em diversas áreas a fim de possibilitar a prestação adequada de serviços jurídicos.

Diante deste cenário, acompanhando a crescente evolução e as mudanças da era digital, aliadas à necessidade de otimização do tempo e dos resultados, a advocacia, como outras profissões, está se adaptando.

Além disso, é imprescindível a atenção aos riscos trazidos com a expansão virtual a respeito do cumprimento das regras de Compliance, diante do rápido tráfego de informações divulgadas e transmitidas via internet.

Então, como implementar este controle?

Na promoção de uma nova cultura corporativa, visando permitir que as condutas dos agentes estejam em conformidade com regulamentos internos e externos, pequenas e grandes empresas vêm adotando amplos programas de Compliance, que para além de questões anticorrupção, estabelecem mecanismos e procedimentos que tornem possível o cumprimento da legislação, aliados a princípios éticos e morais no cumprimento das suas atividades.

Neste diapasão, os escritórios de advocacia devem estar adaptados a essa nova realidade e desempenhar um papel de destaque no alinhamento aos programas de integridade das empresas.

Uma das opções para realização de controle e cumprimento das regras de conformidade, é um departamento destinado exclusivamente ao recebimento das novas demandas, responsável pela análise inicial, provisionamento, avaliação de riscos, análise de prazos aplicáveis, cadastro no software de gestão utilizado pelo escritório, coleta de subsídios e direcionamento ao advogado responsável.

Com isso, o advogado mantém foco no atendimento técnico, dedicando-se ao estudo de cada caso, ao contato com o cliente, à elaboração das petições e realização de audiências, se permitindo deixar as atividades operacionais e de conformidade centralizadas em uma equipe especializada.

Logo, vemos que a implementação de uma Controladoria Jurídica, comprometida com as regras de conformidade, nos escritórios de advocacia é de suma importância para assegurar o pleno cumprimento das exigências das empresas. A Controladoria é composta por uma equipe multidisciplinar que desempenha o trabalho gerencial de todos os dados recebidos pelos clientes, bem como a organização de fluxos e supervisão de seu efetivo cumprimento.

A controladoria e a inteligência na gestão de procedimentos permitem que as equipes de meio realizem a aplicação de um processo padronizado, de modo evitar dados conflitantes, sempre respeitando as particularidades de cada cliente.

Além disso, a equipe de Controladoria será a primeira dentre os demais departamentos a verificar se as normas e regras que foram instituídas estão sendo cumpridas, pois é este departamento responsável pela revisão de todos os processos das demais áreas, através de workflows, garantindo a prevenção e mitigação de riscos de desconformidades.

Destacamos que o Compliance aplicado à Controladoria Jurídica e à inteligência na gestão de procedimentos pode e deve ser incorporado escritórios jurídicos de todos os portes, reiterando o respeito à privacidade de dados, ao cumprimento da lei e às normativas das empresas.

A adequação da estrutura de uma Controladoria Jurídica aliada ao Compliance refletirá na entrega ao cliente de serviços assertivos e eficientes, garantida pelo cumprimento de todas as fases e demandas, de modo a reduzir eventuais desconformidades nas atividades essenciais do escritório.

Nossos Profissionais

...
Maria Joana Fagundes Guimarães
...
Stela Wagner