ACC Insight: Gestão de Procedimentos: a orquestra da advocacia

Em um mundo tecnologicamente mutante, a realidade jurídica se compõe com novas leis, decretos, portarias e outros regulamentos, exigindo que a advocacia, não apenas se adeque, mas crie ritmos de forma atender plenamente os novos anseios da sociedade.

Nesse sentido, um escritório de advocacia deve integrar a inovação como nota essencial para que seus profissionais sigam atualizados sobre as novas normas, atentos às novas modalidades de negócios e sempre diligente em relação aos prazos processuais e contratuais.

É necessário que ao receber uma nova demanda, o profissional tenha instrumentos que lhe permitam ter em mãos a informação completa e minuciosa, com todos os dados disponíveis para o pleno atendimento, tais como: resumo do processo, subsídios, sugestão de prazos, avaliação de riscos e tudo o que se faça necessário, para que possa se dedicar exclusivamente ao desenvolvimento estratégico do caso.

Ao cliente é importante ter a segurança de que suas informações estão sendo tratadas com zelo e atenção, dentro da finalidade para a qual se destinam e para a boa execução do trabalho contratado. É fundamental que o indivíduo se sinta seguro ao compartilhar informações que lhe são tão caras e que, além do serviço bem prestado, tenha resguardada a sua privacidade e a proteção aos seus dados pessoais.

Destaca-se aqui a relevância dos profissionais e ferramentas de gestão de procedimentos, pois um cadastro completo e bem formulado brinda o advogado com um tempo que lhe é tão precioso e lhe permite direcionar esforços no trabalho estratégico-jurídico e na qualidade do atendimento, fazendo com que o cliente seja acolhido com maior zelo e cuidado. Afinal, um cliente bem atendido é o ativo mais precioso de qualquer escritório.

A inovação em processos é fator relevante no mundo da advocacia, mas o bom uso das novas ferramentas tecnológicas depende de profissionais de gestão de procedimentos atentos às novas necessidades da sociedade, aptos a entender e traduzir as novas demandas e a prover o adequado suporte aos advogados e, consequentemente, atender de forma plena os anseios de seus clientes.

Em resumo, a gestão de procedimentos, com seus profissionais e ferramentas, representa a orquestra, com seus diversos instrumentos, na entrega dos serviços advocatícios de um escritório a seus clientes, ou seja, é fundamental à apresentação final.

Nossos Profissionais

...
Maria Joana Fagundes Guimarães