No Dia da Mulher Advogada, Câmara de Vereadores de Curitiba presta homenagem a profissionais

A advogada Adriana D’Avila Oliveira, sócia-titular da ACC, foi uma das profissionais homenageadas em sessão solene da Câmara Municipal de Curitiba neste dia 15 de dezembro, data em que se celebra o Dia da Mulher Advogada. Também foram homenageadas a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - seção Paraná, Marilena Winter; a secretária-geral adjunta da seccional, Christhyanne Bortolotto; a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Mariana Lopes; a secretária-geral adjunta da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR), Silvana Niemczewsky; e a advogada Alice Liu, do Departamento de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A iniciativa da homenagem partiu do mandato da vereadora Maria Letícia.

As seis profissionais do Direito foram destacadas por sua ampla atuação pela valorização da mulher advogada e da participação feminina nos espaços institucionais. Dentre as contribuições de Adriana, foram citadas sua atuação por mais de 15 anos no Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB Paraná, sua contribuição como conselheira do Instituto dos Advogados do Paraná e a coordenação-geral da Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB Paraná. Na solenidade, a vereadora mencionou a trajetória de mulheres como Myrthes Gomes de Campos, primeira brasileira a exercer a advocacia no Brasil, e a ex-ministra Ellen Gracie, que no ano 2000 foi a primeira mulher a ocupar uma das 11 cadeiras do Supremo Tribunal Federal.

Leveza

Adriana D´Avila expressou imensa gratidão pela homenagem. “Antes de mais nada, quero dizer que é uma honra estar ao lado dessas gigantes. Eu pensava ontem no que eu diria a todas as mulheres incríveis aqui reunidas e me lembrei de uma recente viagem ao Nordeste sobre a qual escrevi um texto que tem tudo a ver com gratidão desta oportunidade, com mulheres ajudando outras mulheres na caminhada. Mais, considero que somos amigas que aprendemos a nos respeitar e, com isso, fazemos a caminhada ser mais leve”, disse.

Adriana contou que nessa viagem à Bahia o voo foi turbulento e anunciaram que iam suspender os serviços de bordo. A tensão era geral. “Ao fim do trajeto, com os pés no chão, naquela terra que nos acolhe como ninguém, parece que tinham tirado toneladas das nossas costas. Quem de nós não passa por adversidades assim? Mas ao final, em tardes como a de hoje, todo o peso some. Respiramos com calma e até nos erros vemos oportunidades de aprendizado”, observou.

Emocionada, a advogada frisou a importância do mútuo incentivo pelo desenvolvimento profissional entre as mulheres. “Quero dizer que estar nesta batalha ao seu lado é uma honra. Vocês poderão contar sempre comigo nessa missão de nos ajudarmos mutuamente. Registro minha gratidão e meu compromisso de não deixá-las na mão enquanto eu tiver forças e pernas para seguir na caminhada”, declarou Adriana, mencionando o conjunto das homenageadas.