Dia Nacional do Consumidor: 15 de março

No último ano, as relações comerciais foram modificadas, aceleradas e o volume de informações lançadas aos consumidores cresceu em apenas 12 meses mais do que nas últimas 5 décadas. Nessa toada, quais os pontos de atenção para as empresas nesse novo cenário? A clareza, a segurança e o acesso às informações pelo consumidor são primordiais para a manutenção do bom relacionamento entre empresa e cliente. Além disso, a colaboração recíproca entre o consumidor e fornecedor é essencial para que o comércio eletrônico continue crescendo, evoluindo e facilitando a vida de todos. Devemos lembrar que todas as relações consumeristas no Brasil são baseadas no princípio da boa-fé. Deste modo, ao mesmo tempo em que as empresas devem ser transparentes, apresentar produtos de qualidade, no prazo e na forma combinados, o consumidor também deverá atender às mesmas regras que a ele sejam aplicáveis, sem gerar ônus excessivos às empresas, mantendo o equilíbrio das relações.

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Manuela Ferreira Camers