O que é Marketing de Influência?

Marketing de influência, ou também conhecido como Influencer Marketing, é uma abordagem de marketing que consiste criada por empresas para divulgação do seu produto e marca por Influenciadores Digitais nas redes sociais.

Tal estratégia está em crescimento exponencial na medida em que o volume de pessoas engajadas com os conteúdos e poder de influência dos profissionais só tende a crescer.

O maior benefício desta forma de marketing é a influência exercida pelos influenciadores na decisão de compra do seu público, possíveis clientes de uma marca e de determinado produto. O marketing de influência traz, ainda outros benefícios, como: acessibilidade, agregar valor e confiança a uma marca; fortalecimento da relação com os clientes já existentes..

O objetivo em trabalhar com os influencers digitais é formar uma ponte entre a marca e o público influenciado por eles e, consequentemente, atraindo maior visibilidade para a marca e seus produtos.

MARKETING DE INFLUÊNCIA EM NÚMEROS 

INFLUENCIADORES SÃO IMPORTANTES NA DECISÃO DE COMPRA?
  • Em setembro de 2014, a Forbes destacou um dado de um estudo feito pela consultoria global McKinsey: “O marketing inspirado pelo boca a boca gera mais que o dobro de vendas em comparação com a propaganda convencional. Além disso, os consumidores têm uma taxa de retenção 37% maior”.
  • 66% das pessoas confiam em opiniões de consumidores publicadas na internet — o terceiro formato de mídia mais confiável.
  • 40% das pessoas compraram um produto online depois de vê-lo sendo usado por um influenciador no Instagram, Twitter, Vine ou YouTube.   

Fonte: Adweek

  • 51% dos profissionais acreditam que atraem consumidores mais qualificados por meio dos influenciadores.

    Fonte: Tomoson

  • Dentre o número de pessoas que estão conectadas a criadores digitais de conteúdo, 55% afirmam que costumam pesquisar a opinião de criadores digitais de conteúdo antes de efetivarem uma compra importante.
  • 86% já descobriram um produto via influenciador e 73%, de fato, já adquiriram algo por indicação desse profissional da internet. 

Os dados são do estudo “Influenciadores digitais”, realizado por meio de questionário digital com 4.283 pessoas do Brasil entre 7 de março e 18 de maio de 2018 pela Qualibest.

Diante das características e números apresentados, é necessária a discussão sobre a regulamentação dessa nova forma de captação de clientes, e, consequentemente, a responsabilidade de cada um dos participantes nessa nova abordagem de marketing. Nos próximos posts seguiremos com essas reflexões.