Notícias da semana 12/04

05/04

Vazamento de dados expõe 533 milhões de usuários do Facebook

Neste último sábado (03), houve novo vazamento de dados, dessa vez, de 533 milhões de usuários do Facebook de 106 países diferentes, os quais foram publicados pelos hackers em um fórum de forma gratuita. Os dados variaram entre nomes, telefones, localização, data de nascimento e e-mails, segundo um porta voz do Facebook as informações roubadas eram desatualizadas, todavia a empresa continua no centro de discussões sobre vazamentos de massa.

Fonte: Tecmundo

06/04

Solução de Blockchain será usada para rastrear gastos públicos:

Recentemente foi lançada uma nova plataforma, chamada de Gov Token,  para o rastreamento de gastos públicos do Governo Brasileiro, por uma empresa de tecnologia carioca, a qual tem como intuito utilizar da tecnologia blockchain para registrar os recursos liberados por entidades públicas, por meio da emissão de tokens - representações eletrônicas de uma quantia em dinheiro -  as quais ficarão gravadas em uma cadeia de blocos, podendo ser acessada pelo público.

Fonte: Forbes

07/04/2021

IDEC pede suspensão da nova política de privacidade do WhatsApp no Brasil

O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) encaminhou, nesta terça-feira (6), uma solicitação de suspensão da nova política de privacidade do WhatsApp no Brasil, por considerar que o aplicativo deve continuar permitindo o uso do aplicativo pelos usuários mesmo que não aceitem a nova política, além da redução no número de informações que serão compartilhadas com o grupo econômico do Facebook  visando o cumprimento da nova Lei Geral de Proteção de Dados. O processo tramitará na Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON) em sigilo.

Fonte: Canaltech

 

08/04/2021

Projeto de lei visa criminalizar venda de vazamentos, mas pode afetar trabalho de pesquisadores e mídia especializada

O Projeto de Lei nº 615/2021, ainda em consulta pública, foi idealizado pela senadora Daniella Ribeiro e visa coibir o vazamento de dados a partir da criminalização da venda dos dados vazados. A ideia é “alterar a Lei nº 9.296, de 24 de julho de 1996, para criminalizar a conduta de negociar dados provenientes de interceptação de comunicações telefônicas, de informática ou telemática”.

Fonte: The Hack

09/04/2021

Dados de mais de 500 milhões de perfis do LinkedIn estariam à venda na Dark Web:

No início desta semana foi anunciado pela Cyber News que cerca de 500 milhões de contas do LinkedIn estariam supostamente à venda nas profundezas da Dark Web. A equipe do LinkedIn negou o vazamento de dados e anunciou, posteriormente, que os dados comercializados tratam de uma agregação de dados de vários sites e empresas, incluindo  dados de perfil de membros visíveis publicamente que parecem ter sido retirados do LinkedIn mas que o sistema da empresa não foi violado.

Fonte: UOL