Notícias da Semana: Proteção de dados

16/04 

Grupo hacker Lazarus muda alvo e agora mira o roubo de criptomoedas

A empresa holandesa Sansec descobriu, recentemente, que o grupo de hackers Lazarus está desenvolvendo um sistema de malwares utilizado para ataques de Magecart – roubo de dados de cartões nas ferramentas de leitura ou raspagem – para além dos cartões, roubar dados de criptomoedas. A operação, supostamente, ocorreu nas carteiras pertencentes à CoinPayments.net, portal de pagamento que permite aos usuários transações com criptomoedas. 

Fonte: CISOADVISOR

15/04

Sancionada a lei que criminaliza o stalking

No fim de março, após aprovação unânime pelo Senado Federal, foi sancionada a lei 14.132/21 que insere ao Código Penal o artigo 147-A, com a tipificação do crime de perseguição, comumente conhecido pela expressão advinda do inglês, stalking. A partir desta alteração, o art. 65 da Lei de Contravenções Penais – que previa stalking apenas como perturbação da tranquilidade alheia - foi revogado, reforçando a importância da denúncia desses acontecimentos e o amparo as vítimas. 

Fonte: MIGALHAS 

14/04

Facebook enfrenta investigação sobre violação de dados pela Comissão Irlandesa de Proteção de Dados

A Comissão Irlandesa de Proteção de Dados está investigando o vazamento de dados de milhões de usuários do Facebook. Anteriormente, o Grupo Facebook alegou tratar-se de dados antigos, todavia, recentemente, assumiu que pode ter havido uma violação das leis de dados e que está cooperando plenamente com as operações. A investigação do órgão regulador Irlandês é fundamental, já que a sede europeia do Facebook se encontra em Dublin.

Fonte: UOL

13/04

Segundo o Clubhouse, o vazamento noticiado é só mais uma raspagem de dados públicos

Recentemente, foi publicado gratuitamente um banco de dados com informações de mais de 1,3 milhões de usuários da nova rede social Clubhouse. O suposto “vazamento” na verdade, trata-se de mera “raspagem” de dados, ou seja, uma coletânea de dados que os próprios usuários publicaram em seus perfis, de forma pública. A equipe do Cluhouse informou que não houve qualquer violação em seu sistema, nem vazamento de dados sensíveis. 

Fonte: THE HACKv

12/04

Primeiro caixa eletrônico de criptomoedas do Paraná já está ativo em Shopping

O primeiro caixa eletrônicos de criptomoedas do Paraná está em funcionamento no Shopping Curitiba, na capital paranaense. O equipamento foi instalado pela Coin Cloud Brasil e permite operações apenas com dinheiro em espécie – no mínimo R$ 10 reais para compras e R$ 50 reais para vendas. Há 29 ativos digitais para a escolha do usuários, entre eles a bitcoin, ethereum, stable coins, litecoin e XRP. 

Fonte: GAZETA DO POVO