#Influenciadores: Principais pontos do Conar

O que é CONAR? 

O CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) é uma organização não-governamental, responsável por regulamentar e apurar denúncias sobre publicidades e propagandas, a fim de proteger a população de materiais enganosos ou abusivos.

O CONAR e o Influenciador

O Influenciador Digital por trabalhar diretamente com ações de marketing DEVE seguir o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária e demais diretrizes do CONAR evitando sofrer prejuízos futuros tanto financeiros quanto à sua reputação. 

As ações de marketing do Influenciador

O Influenciador Digital realiza duas principais ações:

  1. Publicidade: É contratado para divulgar o produto ou o serviço
  2. Mensagem ativa: Realiza a divulgação do produto como forma de agradecer o recebimento 

Publicidade 

É essencial que esteja identificado como publicidade a divulgação realizada pelo Influenciador respeitando sempre a transparência e a honestidade frente aos possíveis consumidores. 

Há diferentes meios de identificação da publicidade, como aquele já fornecido pela plataforma e as hashtags como #publicidade ou #publi posicionados em locais onde poderão ser visualizados pelo consumidor.

O Influenciador e a marca deverão, em conjunto ou não, produzir conteúdo que não abuse da confiança do consumidor ou aproveitem de sua falta de conhecimento para se beneficiar.  

Mensagem ativa 

Os famosos “recebidos” ou convites de eventos, viagens etc., são postagens nas quais o Influenciador divulga o produto como forma de agradecimento. 

O Influenciador deverá mencionar que o produto ou serviço foi fornecido pela marca, servindo-se da transparência com o consumidor. A orientação da marca nesse sentido também se faz necessária. Menções como “promo”, “convite” ou “brinde” se fazem necessárias.

Conclusão 

Independente da forma de marketing utilizada, o Influenciador Digital sempre deve observar os princípios da honestidade e identificação publicitária em suas publicações, levando em conta a relação de confiança estabelecida com seu público. 

Em se tratando de mercado publicitário, há um sistema misto de regulação. Assim, além das normativas do Conar, é importante tomar conhecimento acerca das leis com impacto na publicidade, como: a Constituição Federal, o Código de Defesa do Consumidor, o Código Civil, LGPD, o Marco Civil da Internet, Lei de Direitos Autorais.