Notícias da Semana: 03/05

30/04

Banco é condenado a indenizar cliente vítima de golpe do WhatsApp

Em decisão recente, a 45ª Vara Cível Central de São Paulo condenou instituição financeira ao pagamento de R$ 5 mil reais por danos morais ao seu cliente, vítima de golpe de clonagem do WhatsApp. O banco não realizou o estorno do valor depositado pela Autora em conta do estelionatário alegando tratar-se de “golpe comum”. Além da indenização por danos morais, foi fixado pelo magistrado, que o banco Réu realize a restituição do valor de R$ 3 mil reais à Autora.

Fonte: MIGALHAS

29/04

Estudos começam a indicar que as publicidades online podem perder força em razão da formação de perfis de consumo de forma equivocada

Em seu novo artigo, “Neutralizing Online Behavioral Advertising”, pesquisadores de Oxford explicam como a legislação do consumidor da UE, especificamente a Diretriz de Práticas Comerciais Injustas (UCPD), poderia ser utilizada para ajudar a mitigar o impacto negativo da manipulação de escolhas do consumidor. Os estudos dizem que, apesar da Publicidade Comportamental Online (ou OBA) ajudar na formação de perfil dos clientes, ela também pode prejudicar o consumidor ao oferecê-los anúncios que muitas vezes possuem produtos ou serviços mais caros ou que não possuem uma relevância direta para suas vidas.

FONTE: OXFORD INTERNET INSTITUTE

28/04

A atualização do iOS traz discussões entre a Apple e o Facebook

A nova atualização da Apple, o IOS 14.5, liberado segunda-feira (26/04) obriga que todos os aplicativos disponíveis na App Store peçam permissão aos usuários para rastrearem suas informações e atividades dentro dos apps e sites. No entanto, essa nova exigência, gerou problemas com o Facebook, o qual alegou que o recurso tornará a internet mais cara e prejudicará as pequenas empresas que realizam anúncios online.

FONTE: UOL

27/04

Mastercard lança cartão com cashback em criptomoedas

Os cartões de bandeira Mastercard lançarão – junto com a corretora americana de criptomoedas “Gemini” – o primeiro cartão de crédito que oferece como cashback, recompensas em moedas digitais. A experiência iniciará nos Estados Unidos, a partir de junho deste ano, permitindo que os usuários tenham retorno de até 3% do valor em bitcoin ou outras criptomoedas.

FONTE: OLHAR DIGITAL

26/04

Em três semanas, pequenos lojistas vendem mais de R$ 1,5 mi com PIX, diz Mercado Pago

No curto período de três semanas após lançamento do Pix Transparente - pelo o Mercado Pago - cerca de mil pequenos e médios lojistas já venderam R$ 1,5 milhão com a ferramenta. A plataforma permite que seus usuários possam aceitar pagamentos via Pix, acarretando uma economia de até 80% em taxas de boletos ou cartões de crédito para os lojistas.

FONTE: VALOR INVESTE