Notícias da Semana: Proteção de Dados

CADE, MPF, ANPD e Senacon recomendam que WhatsApp adie entrada em vigor da nova política de privacidade:

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), o Ministério Público Federal (MPF), a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) emitiram uma recomendação ao WhatsApp e ao Facebook sexta-feira passada (07/05) para que as plataformas adiem a data de vigência da nova política de privacidade já que podem representar violações aos direitos dos titulares de dados pessoais.

FONTE: GOVBR

06/05

O passivo ambiental do bitcoin: criptomoedas usam 66 vezes mais energia hoje do que há seis anos, segundo o Citigroup Inc.

Conforme relatório recente do Citigroup Inc., a mineração de bitcoins consome 66 vezes mais energia que em 2015, superando o nível de eletricidade utilizado em um ano na Holanda.  Tal fator ocorre pois os países dominantes no setor ainda dependem de usinas de carvão para sua atividade. Dessa forma, é necessário incentivar mais energias renováveis neste mercado por meio de compromissos firmados a longo prazo com as mineradoras de criptografia para comprarem eletricidade verde alimentando um boom de ativos de energias renováveis.  

FONTE: OGLOBO

05/05

Especialistas usam drone para invadir sistema de carro da Tesla

Por meio de uma simulação, dois pesquisadores de segurança demonstraram que é possível um ataque por meio de drone assumir o controle de sistema de entretenimento de bordo para controlar funções do veículo como portas e modos de aceleração. O modelo de veículo utilizado – Tesla Model X – teve suas portas destrancadas pelo drone mostrando a vulnerabilidade dos automóveis frente a possíveis ataques ao software.

FONTE: G1 GLOBO

04/05

Saiba o que é FLoC: a alternativa do Google para continuar com publicidade dirigida após fim dos cookies

Em 2022, o Google deixará de utilizar cookies de terceiros no Chrome visando cumprir os padrões de privacidade de dados. Como alternativa, será implementado o FLoC (Federated Learning of Cohorts – Aprendizagem Federada de Coorte) que centraliza os interesses em comum de uma multidão mantendo oculta a identidade das pessoas. Por meio desse novo sistema, a empresa se compromete a não criar identificadores alternativos para rastrear os indivíduos enquanto navegam na web ou o usá-lo em seus produtos.

FONTE: OLHAR DIGITAL

03/05

Maior vazamento de senhas da internet expõe mais de 68 mil credenciais do governo brasileiro

Pesquisadores da Syhunt, desenvolvedora de soluções de segurança da informação, com sede no Rio de Janeiro, concluíram que o banco de dados publicado este ano, em 02 de fevereiro, foi o maior vazamento de senhas da história da internet, com 3,28 bilhões de senhas, vinculadas a 2,18 bilhões de e-mails de representantes de governos, judiciários, empresas privadas e usuários finais do mundo todo, expostas em fórum cibercriminoso, de forma gratuita. Dessa forma, com cerca de 9.78 milhões de senhas vazadas, o Brasil ocupa o quarto lugar na lista de senhas de governos mais vazadas, com 68,535 (0,70% de 9.78 milhões) senhas expostas.

FONTE: THE HACK