Notícias da Semana 17/05: Proteção de Dados

ANPD divulga orientações sobre a nova política de privacidade do Whatsapp

https://www.gov.br/anpd/pt-br/assuntos/noticias/a-nova-politica-de-privacidade-do-whatsapp

A Agência Nacional de Proteção de Dados divulgou as principais alterações que deverão ser realizadas pelo grupo Facebook no Whatsapp. As medidas visam informar o usuário sobre a integração com o WhatsApp Business, além do compartilhamento de dados com as empresas que integram o grupo Facebook. A nova política de privacidade tem como objetivo oferecer as empresas uma melhor comunicação com seus clientes, usuários da plataforma tradicional.

FONTE: GOVBR

Usuários de iPhone no Brasil são os que mais aceitam ser rastreados por aplicativos, diz estudo

https://thehack.com.br/usuarios-de-iphone-no-brasil-sao-os-que-mais-aceitam-ser-rastreados-por-aplicativos-diz-estudo/

Com o lançamento do iOS 14.5, disponível para atualização desde o dia 26 de abril, aplicativos disponíveis na Apple App Store agora devem pedir permissão explícita do usuário para rastrear informações armazenadas em seus dispositivos. Com base nisso, a desenvolvedora por trás do aplicativo AppsFlyer, analisou o comportamento dos usuários de iPhone no mundo, desde o lançamento da atualização, até o dia 2 de maio e identificou que, embora apenas 7% dos usuários de iPhone no Brasil atualizaram seus dispositivos para a versão 14.5, o país é o que mais aceita que os aplicativos coletem seus dados.

O Min. Alexandre de Moraes abre inquérito para apurar suposto ataque hacker ao STF

 https://bit.ly/2RQU5li

Em razão de “um acesso fora do padrão” o site do Tribunal ficou fora do ar no dia 07/05, segundo informações do próprio STF. Dessa forma, foi instaurado inquérito pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, para apurar investigações sobre o suposto ataque hacker ao sistema da Corte. As principais funções da homepage já foram normalizadas no dia 10, como os serviços de acompanhamento processual, pesquisa de jurisprudência e a divulgação de pauta de julgamentos.

Fonte: MIGALHAS

Joe Biden quer sistema internacional de cibersegurança

https://www.cisoadvisor.com.br/biden-quer-sistema-internacional-de-ciberseguranca/

O presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou que deseja discutir a segurança cibernética com seu homólogo russo, Vladimir Putin. Falando na Casa Branca, anunciou sua intenção de discutir a criação de padrões internacionais de segurança cibernética; uma espécie de padrão internacional, para que os países saibam que há atividade criminosa ocorrendo em seu território, no intuito de agir contra isso.

WhatsApp: MP alerta sobre golpe que utiliza nome de promotores

https://www.tecmundo.com.br/seguranca/217282-whatsapp-mp-alerta-golpe-utiliza-nome-promotores.htm

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) emitiu um alerta, nesta quinta-feira (13), informando que golpistas estão utilizando nomes de membros do MP para aplicar golpes no WhatsApp e e-mail. De acordo com o órgão, a quadrilha tem enviado mensagens pelo aplicativo identificando-se como promotores de Justiça e pedindo depósitos bancários e apoio de motoristas e veículos durante deslocamentos. Esse tipo de golpe está sendo investigado no estado de Minas Gerais.