A GARANTIA DO BEM-ESTAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES

“Investir visando o bem-estar do presente, é ter em mente o bem-estar das gerações futuras.” A frase do sociólogo britânico Ronald Dworkin norteia as práticas ESG (Enviromental, Social and Governance) ou ASG (Ambiental, Social e Governança), e dispara a discussão sobre uma temática que ganhou força nos últimos anos, principalmente no Brasil, os investimentos ESG. 

A preocupação com um futuro mais sustentável adicionou uma nova rota ao mundo dos investimentos, reprimindo algumas práticas do mercado que eram comuns e direcionando as empresas a, cada vez, envolverem-se com causas sociais, ambientais e de compliance. Como exemplo, citam-se as iniciativas nas áreas de energia renovável/limpa, a racionalização e uso consciente de recursos naturais como água, políticas sociais de saneamento básico para todos, respeito aos direitos humanos, postura anticorrupção e antidiscriminatória. 

Atentos a uma geração de consumidores mais exigentes e comprometidos com a responsabilidade social-ambiental dos produtos que consomem, os investidores globais buscam empresas que adotem condutas ESG, como foco dos seus aportes de capital. Entendem que empresas com práticas ESG diminuem os riscos das suas carteiras, pois ao possibilitar ganhos para a sociedade como um todos, potencializam também seu retorno financeiro. 

Em 2020, 95% dos índices de sustentabilidade tiveram uma melhor performance do que os índices de bolsas que não adotam esses critérios, conforme pesquisa do Valor Investe .Ademais, grandes instituições financeiras como: Santander, Bradesco, Itaú e Safra abriram recentemente carteiras de ativos com foco exclusivo em empresas ESG. A própria B3 reestruturou seus índices ISE B3 (Índice de Sustentabilidade Empresarial) e ICO2 B3 (Índice Carbono Eficiente) mais atrativos ao investidor e criou o índice S&P/B3 Brazil ESG visando lançar um índice ESG com as empresas brasileiras. 

No entanto, a aparente preocupação com a sustentabilidade e políticas ESG não pode mascarar ações desconectadas de seu real propósito. Em outras palavras, importante a análise e estudo de empresas e players envolvidos com ESG, tendo olhos críticos para instituições que se aproveitam da temática, mas em realidade praticam o Greenwashing, na tradução livre, lavagem verde. O termo é utilizado para denominar marcas/empresas que divulgam políticas supostamente coerentes com o desenvolvimento sustentável, mas, de fato, não as praticam, utilizando a temática apenas como uma ferramenta de autopromoção, mesmo que enganosa. 

Assim, surgem novas linhas de atuação na esfera de compliance para investigar e verificar a adoção das práticas ESG, trazendo mais segurança e assertividade para o mercado de investimentos. Da mesma forma, ganham espaço certificações ESG, cujo objetivo é atestar o cumprimento das diretrizes e obrigações 

Todas essas medidas são importantes para que apenas as empresas e os títulos sustentáveis, realmente ligados a prática de ESG, avancem e que o mercado premie ações realmente de desenvolvimento sustentável. 

Há previsão de que até 2025, 57% dos investimento em ativos mundiais estejam em fundos que consideram os critérios ESG, gerando e movimentando recursos que ultrapassam as centenas de trilhões de dólares, comprovando o tamanho da expectativa do mercado sustentável.

Nesse contexto, as empresas que ainda não praticam de forma consistente ações ESG podem deixar de navegar, em breve, em meio a um mar de consumidores e investidores cada vez mais exigentes. Mas, há que se ter sempre como norte, para além do retorno financeiro e captação de investimentos, o desejo de garantir o bem-estar das futuras gerações, com a preservação dos recursos naturais, igualdade de direitos e oportunidades e, por fim, com negócios verdadeiramente sustentáveis.