Real Digital: a nova moeda brasileira

O Banco Central do Brasil (BCB) divulgou, nesta semana, as diretrizes para a possível criação da moeda digital brasileira. Isso ocorre por conta da evolução digital, impulsionada pelo atual momento e necessidade de inserção nos meios de pagamento da nova economia global. 

Por isso, o BCB vem promovendo discussões para que essa moeda digital acompanhe o dinamismo da evolução tecnológica na economia brasileira, bem como consolide o Brasil no cenário regional e global com transações fronteiriças mais eficientes. 

Na prática, essa moeda terá gestão e garantias do Estado, funcionando como uma forma virtual da moeda já emitida pelas autoridades monetárias. Para que isso venha ocorrer ela deve: (i) ter capacidade para realizar operações online e eventualmente, offline; (ii) aderir a todos os princípios e regras de privacidade e segurança determinados, em especial, pela Lei do Sigilo Bancário e pela LGPD; (iii) possibilitar de desenvolvimento de modelos inovadores a partir de evoluções tecnológicas, como contratos inteligentes, internet das coisas e dinheiro programável, entre outros.

Assim, inicia-se a discussão do tema, que deve se aprofundar em âmbito nacional, por meio do diálogo com o setor privado e a sociedade em geral, identificando os benefícios da emissão da moeda digital e as melhores tecnologias para sua implementação no Brasil.

Nossos Profissionais

...
Leticia Menegaço de Camargo