5 de Junho | Dia Mundial do Meio Ambiente

No dia 5 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Esta data nos remete à conscientização sobre o meio ambiente, seu estado atual e sobre como podemos colaborar de forma positiva para sua preservação. Diretamente influenciado por essas preocupações, a métrica do ESG (Environmental, Social, and Corporate Governance), visa a promoção da sustentabilidade pela compreensão dos benefícios gerados aos negócios e à sociedade a partir da sua implementação.

Em uma realidade de reclusão, devido à pandemia, um tema fortemente discutido é o impacto do trabalho remoto (home office) na preservação ambiental. Ou seja, os seus efeitos especificamente na letra “E”: Environmental (Meio Ambiente) do ESG.  

Nesse sentido, a GoTo by LogMeIn conduziu uma pesquisa revelando que 77,6% dos brasileiros acreditam que trabalhar em home office “é uma das maneiras mais eficazes de ajudar o meio ambiente”.

A pesquisa vem de encontro às diretrizes de empresas que, mesmo antes da pandemia, já implementavam o home office como uma nova ferramenta de otimização de recursos energéticos, de espaços físicos e redução de deslocamentos desnecessários. Contribuindo deste modo para a redução de impactos negativos sobre o meio ambiente. Além do aspecto social de promoção do bem estar de seus colaboradores e partes relacionadas.