Notícias Proteção de Dados 21/06

ANPD propõe adaptação de regras de proteção de dados para PMEs

A ANPD está propondo uma adaptação da LGPD para pequenas e médias empresas. Muitas delas ainda veem dados pessoais como separados do mundo comercial, e outras funções essenciais para sua proteção. Mais de 40% dizem não compreender claramente as instruções da lei. Assim, a ideia de adaptação visa ajudar essas empresas para que consigam cumprir com o regulamento em nível mínimo.

Fonte: MSN

Governo Federal começa a testar reconhecimento facial em aeroportos

O governo federal iniciou na terça-feira passada (15), um projeto piloto de câmeras de reconhecimento facial nos aeroportos de Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ). O procedimento é feito através de um aplicativo da própria companhia aérea que, ao cruzar informações dos passageiros como CPF e foto do rosto, com um banco de dados do governo federal, comprova a identidade da pessoa. A expectativa é eliminar de vez o uso de cartões de embarque.

Fonte: OLHAR DIGITAL

Adware é ameaça mais significativa para Android, segundo a empresa de cibersegurança Avast

O adware continua sendo a ameaça mais significativa para os telefones e tablets com sistema operacional Android, representando 45% das ameaças para dispositivos móveis nos primeiros cinco meses. Essa ameaça exibe anúncios intrusivos e atrai os usuários para realizar o seu download, fingindo ser aplicativos legítimos, podendo resultar em spams e fraudes publicitárias aos usuários.

Fonte: CISO ADVISOR

As penalidades administrativas da LGPD começarão a valer em agosto de 2021

As penalidades administrativas previstas na Lei Geral de Proteção de Dados começarão a valer em agosto desse ano. Essa movimentação em muito se deve ao fato dos Titulares de Dados passarem a entender e praticar seus direitos, seja atuando junto às empresas, seja por provocação ao Poder Judiciário. Dessa forma, a exigência de adequação às normas da LGPD, torna-se cada vez mais necessária aos controladores e operadores de dados

Fonte: CORREA DE CASTRO

O presidente da ABRASECI critica o envio da foto de RG no processo de validação de dados do Mercado Livre

Desde o ano passado, as críticas ao Mercado Livre aumentaram pela exigência de documento com foto no momento da compra de produtos pela rede de Marketplace. O presidente da Associação Brasileira de Segurança Cibernética, Hiago Kin, afirma que isto significa assumir um risco desnecessário, ao envolver pessoas no processo de validação dos dados, e tornar a gestão da segurança mais complexa.

Fonte: UOL