Notícias da Semana: Proteção de Dados (05/07)

INSS deve usar biometria para confirmar pedidos de empréstimo consignado, feito por aposentados ou pensionistas, a fim de evitar vazamentos de dados

O INSS está pensando em usar tecnologia biométrica para confirmar pedidos de empréstimo consignado, feito por aposentados ou pensionistas. A ideia tem o intuito de evitar que instituições financeiras façam empréstimos consignados a aposentados e servidores públicos que não solicitaram o serviço.

Fonte: Notícias Concursos

Grupo Fleury reestabelece acesso aos resultados de exames após ataque hacker

Na terça-feira (29/06), o grupo Fleury afirmou que obteve êxito em reestabelecer acesso aos resultados de exames de clientes, via aplicativos, assim como sistemas em 14 dos 29 hospitais afetados. O resultado ocorre uma semana após a empresa ser alvo de um ataque hacker, que tirou seus servidores do ar. O site oficial do grupo continua bloqueado, e ainda não há prazo para que o recurso volte a ser disponibilizado.

Fonte: G1 Globo

Brasileiros acham que seus dados estão em risco, segundo a Mastercard em pesquisa ao Instituto Datafolha

Em uma escala de 1 a 10 em que 10 é muito seguro, 5,1 é a nota média dada para o quanto os entrevistados consideram que suas informações estão seguras na internet. As redes sociais foram consideradas os ambientes menos confiáveis, enquanto hospitais, clínicas de exames médicos, escolas e faculdades são as instituições em que os pesquisados mais confiam.

Fonte: Ciso Advisor

O TJ/DJ manteve a condenação de operadoras de telefonia a indenizar consumidores que sofreram vazamento de dados e bloqueio de aparelhos

A 2ª turma Cível do TJ/DF manteve a sentença que condenou operadoras de telefonia a indenizarem dois consumidores que tiveram os dados vazados e os aparelhos bloqueados por terceiro. A decisão entende que as operadoras falharam no dever de segurança e preservação dos dados pessoais dos clientes e das informações do sistema interno da companhia.

Fonte: Migalhas

Dados de mais de 700 milhões de usuários do LinkedIn estão à venda na internet comum, segundo a Restore Privacy

O banco de dados anunciado inclui informações como nome, endereço, número de telefone, registros de acesso com geolocalização, ID na plataforma, currículo, gênero e outras informações de contato e redes sociais. De acordo com a Restore Privacy, que entrou em contato com o vendedor, como prova, o vendedor oferece gratuitamente uma amostra desses dados, com informações de 1 milhão de usuários.

Fonte: The Hack