BNDES de olho no Blended Finance

O Blended Finance - financiamento misto - é a mescla de fontes de recursos que combinam aportes financeiros filantrópicos, públicos e privados, usados para estimular investimentos em negócios de impacto social e voltados para o desenvolvimento sustentável.

Essa modalidade de financiamento oferece maior segurança ao investidor, já que o dinheiro público e filantrópico – capital paciente – dão a possibilidade de correr mais riscos. E nessa busca de equilibrar a relação entre risco e retorno dos investimentos, os instrumentos Blended Finance são a grande aposta da vez. Inclusive, com eles, tem-se uma maior possibilidade de se atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Conforme foi apresentado em 2019, pela ONU, no Fórum Econômico Mundial, estima-se que seriam necessários investimentos de US$ 5 a US$ 7 trilhões anuais para viabilizar e desenvolver os mercados econômicos mundiais e alavancar o cumprimento dos ODS, previstos pela Organização na Agenda de 2030. 

No cenário nacional, por conta do aumento das discussões sobre os investimentos ESG e a necessidade crescente de canalizar recursos para projetos socioambientais, que contribuam com o desenvolvimento do país e que tragam melhoria da qualidade de vida à população, o uso de instrumentos de Blended Finance também aparece como uma alternativa de grande relevância e chama atenção das instituições financeiras. 

Por essa razão, o BNDES publicou recentemente um material informativo acerca desse tipo de financiamento, demonstrando interesse em testar essas estruturas híbridas com projetos pilotos, que combinarão parte dos seus recursos não reembolsáveis, a diferentes tipos de capitais – públicos, privados e filantrópicos, nacionais ou internacionais etc. – visando impulsionar seu potencial e ampliar a escala de recursos disponíveis para negócios com relevante impacto socioambiental. E, por fim, também, propõe-se a entender melhor o mercado e lançar, ainda este ano, uma chamada pública para selecionar gestores e intermediários que desenvolvam projetos com um escopo socioambiental, para que sejam financiados por meio de estruturas de Blended Finance inovadoras.

Nossos Profissionais

...
Leticia Menegaço de Camargo
...
Hanna Fedalto