Confira a seleção de notícias sobre ESG

Em pesquisa, 60% da população de 27 países querem que as empresas estabeleçam metas para tornar o mundo melhor

A convergência de interesses que coloca o ESG em destaque é muito influenciada pelos investidores, pela opinião pública e pelas mudanças de hábitos de consumo. Levantamento realizado pelo Instituto Akatu e a GlobeScan sobre as percepções dos consumidores em 27 países mostrou que no Brasil mais de 70% dos consumidores esperam que as empresas não agridam o meio ambiente e mais de 60% querem que as empresas estabeleçam metas para tornar o mundo melhor.

FONTE: Forbes

Empresas ESG terão juros reduzidos nos financiamentos pelo BNDES

Empresas que reduzirem emissões de gases poluentes ou aumentarem iniciativas sociais, mostrando avanço no desempenho terão juros reduzidos nos financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. O diretor de Crédito Produtivo e Socioambiental do BNDES, Bruno Aranha, disse que a solução inovadora de linked loan (crédito com incentivos para boa performance socioambiental) representa mais um importante passo, pois apoia e estimula as empresas a adotarem as melhores práticas e a repensarem seus modelos de negócio em prol da economia de baixo carbono e inclusiva”.

FONTE: Suno

Dentre as melhores empresas mundiais em práticas ESG, 39 são brasileiras, segundo a B Lab

Desenvolvida pela organização B Lab, a lista elaborada este ano reúne um total de 750 companhias “B” – que oferecem, além do retorno financeiro, impactos positivos para a sociedade e o meio ambiente. Desse total, 39 são brasileiras, entre elas a gigante de cosméticos Natura, que tem se destacado pelas iniciativas sustentáveis na Amazônia. 

FONTE: Forbes

Warren Asset traz urânio ao seu portifólio de investimentos em razão das perspectivas de crescimento da participação do material na produção de energia limpa

Warren Green, fundo de estratégia ESG da Warren Asset, colocou investimentos em urânio no portfólio. Segundo a gestora, a inclusão é resultado de perspectivas de crescimento da participação do material na produção de energia limpa. De acordo com o gestor de investimentos da Warren Igor Cavaca, o urânio corresponde a mais de 50% da produção de energia limpa no mundo e representa grande potencial de escalabilidade e eficiência. 

FONTE: E-investidor

Informações sobre ESG começam a ser tão relevantes quando informações financeiras das empresas do agronegócio, segundo a PwC. 

O setor deve chegar a um VBP (Valor Bruto da Produção) de R$ 1,1 trilhão, segundo a mais recente estimativa do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). As práticas de ESG vêm empurrando com mais velocidade a agropecuária para uma economia baseada em índices mensuráveis, o que leva o setor a um planejamento estratégico com os olhos da atualidade. Na pesquisa da PwC, de acordo com 47% dos respondentes, informações de ESG são tão relevantes quanto o acesso às informações financeiras de uma empresa.

FONTE: Forbes