Notícias da Semana Proteção de Dados 23/08

Confira a seleção de notícias feita pelo time ACC.

Para ler a íntegra, basta clicar no título.

Ministério da Economia revela infecção por ransomware não identificado

O Ministério da Economia revelou no último sábado (14/08), que a rede interna da Secretaria do Tesouro Nacional foi vítima de um ransomware ainda não identificado. Avaliou-se que a ação não gerou danos aos sistemas estruturantes da Secretaria, e o Ministério informou que já acionou as autoridades e a Polícia Federal e que já está investigando o caso. 

Comissão da Câmara aprova projeto que dobra multa por vazamento de dados

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que dobra a multa aplicada às empresas no caso de reincidência de vazamento de dados pessoais. A intenção do Projeto foi de incentivar as empresas a obedecer a lei, e não considerar que o prejuízo com multas é inferior do que dos vazamentos.

CCJ aprova adesão do Brasil à Convenção de Budapeste sobre cibercrime

No dia 18 de agosto, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou um relatório favorável à adesão do Brasil à Convenção de Budapeste de Cibercrimes. O tratado ainda possui somente 60 signatários, mas conta com potências europeias e norte-americanas, e incentiva países-membros a criarem leis e procedimentos penais a fim de punir condutas criminosas no meio cibernético. A Convenção segue, então, ao Congresso Nacional para ratificação.

Renner confirma que foi vítima de um ataque de ransomware e site sai do ar 

Ontem (19/08), a Renner confirmou que foi vítima de um ataque de ransomware. Uma captura de tela exibiu nota de resgate deixada por criminosos, indicando informações sobre como pagar pela chave de decifragem. O ransomware teria criptografado a central de dados da cadeia de lojas, impedindo a atuação via loja virtual, e debilitando sistemas das físicas. A empresa informou que manterá o público informado sobre atualizações no caso.

Golpes usam promessas de descontos em faturas para atrair vítimas via PIX

Um golpe no PIX identificado na quarta-feira passada (11/08), estava utilizando mensagens de SMS para atrair vítimas que buscavam desconto em faturas de cartão de crédito e celular. A mensagem afirmava que as operadoras ofereceriam desconto em troca de dados, e pagamento a um código de PIX desconhecido. Atualmente, a orientação para evitar cair nestas práticas é consultar canais oficiais das operadoras a fim de verificar se a promoção, de fato, existe.

Nossos Profissionais