A construção civil e as boas práticas do ESG

A sustentabilidade se apresenta como um dos grandes temas do século XXI. A construção civil, um dos maiores setores produtivos nacionais, precisa atentar-se para as boas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG em português) que estão em foco, especialmente para os investidores.

O crescente aumento das questões ambientais, sociais e de governança conduz o mercado da construção civil à aplicação gradual do ESG como um dos grandes elementos do desenvolvimento empresarial.

A empresa que aplica os conceitos ESG demonstra para seu público de interesse, sua responsabilidade ambiental e social, resultando em duas vantagens imediatas: melhoria na sua reputação e aumento da atratividade para investimentos.

Os fundos de investimentos, as bolsas de valores e as consultorias que participam da composição dos índices de ações, também acompanham as práticas corporativas sustentáveis e sociais; logo, as empresas de construção civil que implementam as práticas do ESG tendem a performar melhor.

A corretora de títulos e valores mobiliários Ágora, apontou que empresas preocupadas com questões ESG propendem a se destacar em seus nichos, vez que elas tendem a possuir uma estrutura de negócios que observa as melhores práticas do mercado, bem como uma gestão mais qualificada, conseguindo resultados financeiros melhores, inclusive para os investidores.

Segundo a MSCI, o ESG Investing (investimento sustentável) tem crescido exponencialmente, visto que investidores têm utilizados cada vez mais os dados e ferramentas ESG como base para decidir investir ou não em uma empresa.

Um exemplo importante de mudança que poderá afetar substancialmente o setor de construção civil é a responsabilidade pela redução de emissão de dióxido de carbono, especialmente ligada à produção de concreto (que hoje é o material industrializado mais usado no mundo, perdendo em termos de consumo, apenas para a água; é também a fonte de cerca de 8% das emissões mundiais de dióxido de carbono, de acordo com o relatório elaborado pela Chatam House).

As boas práticas de ESG podem ser comprovadas por certificações externas (“selos”), que atestam o comprometimento das empresas do ramo da construção civil com a sustentabilidade, tais como: LEED - Leadership in Energy and Environmental Design; AQUA-HQE - Haute Qualité Environnementale;BREEAM - Building Research Establishment Environmental Assessment Method, entre outros.

Todos esses selos atestam que a empresa certificada está comprometida com a preservação do planeta e alinhada com as boas práticas ESG. O que evidencia uma boa imagem institucional, destacando-a aos olhos dos fundos que utilizam critérios ESG para avaliar oportunidades de investimento.

As empresas do setor da construção civil brasileiro precisam voltar sua atenção para este novo cenário e buscar implementar os princípios ESG em suas atividades e projetos, em um primeiro momento, como diferencial competitivo, mas futuramente como um importante mecanismo para sua manutenção em um mercado de consumidores e investidores que, cada vez mais, alinham as suas decisões financeiras ao estilo de vida sustentável.