Ferramentas digitais facilitam as atividades judiciais

Ferramentas digitais vêm sendo utilizadas pela praticidade e agilidade, já que com apenas um clique pode-se realizar transferências em qualquer horário do dia, pelo Pix, ou acessar um evento com a câmera do seu celular escaneando um QR Code.

Não demorou muito para que o Poder Judiciário entrasse nessa onda também, fazendo com que essas ferramentas integrassem a esfera Judicial, realizando pagamentos de custas por meio do Pix, e utilizando o QR Code para o acesso às audiências e demais reuniões em que a presença do usuário fosse requisitado.

O Tribunal de Justiça da Paraíba foi o precursor na inclusão dessas novas tecnologias, incorporando o PIX às atividades judiciárias. Segundo o Desembargador Presidente Saulo Henriques de Sá, em matéria do site do próprio Tribunal, a utilização do Pix irá ampliar e simplificar as possibilidades dos pagamentos, dando a opção para as partes pagarem as custas pelo celular, sem precisar se limitar a horários comerciais e evitando o deslocamento para algum Banco, gerando uma grande comodidade e celeridade.

Seguindo essa linha, o Tribunal de Justiça do Ceará implementou a ferramenta de Encurtamento de Link, com geração de QR Code, implantado pela Secretaria de Tecnologia da Informação do próprio Tribunal.

Essas soluções se encaixam perfeitamente no momento que vivemos, já que, no meio de uma pandemia, temos a possibilidade de resolver essas questões em segurança e na rapidez de alguns cliques.

Por Orlando Lemos dos Santos Neto e Thiago Kandauroff Triviño de Oliveira, estagiários da equipe de Novos Negócios.