Notícias ESG: 23/09/2021

Startups com valores ESG despertam interesse de investidores

Grandes investidores em busca de um retorno financeiro e sustentável se interessam por startups alinhadas aos ideais ESG, interesse este que cresce cada dia mais no mercado brasileiro e mundial. Recentemente, o BTG Pactual (BPAC11), aportou R$ 12 milhões na startup Insider que produz roupas sustentáveis e busca economizar recursos além de diminuir o descarte a curto prazo das peças.

FONTE: Suno

A profissionalização em ESG se tornou uma grande procura para o mercado             

A profissionalização em ESG se tornou uma grande procura para o mercado que deseja crescer e visualiza que o futuro é sustentável. Uma das maiores associações de fundos da Europa, aponta que seus membros sentem falta de profissionais com habilidades e conhecimento sobre ESG para poderem trabalhar com as novas regulamentações de sustentabilidade do mercado.

FONTE: Yahoo! Finanças

A mineradora Vale aposta no “briquete verde”, capaz de reduzir em até 10% as emissões de carbono

A Vale anunciou um novo produto, menos poluente e revolucionário no meio, o briquete verde, capaz de reduzir em até 10% as emissões de carbono. Este produto começou a ser desenvolvido em 2004, porém sua produção deve iniciar em 2023 e permitirá que a mineradora reduza a dependência da sinterização, processo que utiliza intensivamente combustíveis fósseis, e assim atinja sua meta de redução de emissões de carbono.

FONTE: InfoMoney

ESG traz a indispensabilidade do movimento carbono neutro para as empresas

Os debates sobre a emissão do carbono e seus males começaram a partir do Acordo de Paris, onde 195 países firmaram um compromisso de cumprir metas que visam a redução da emissão desses gases na atmosfera. Pesquisas indicam que, para um índice sustentável em relação ao carbono, é necessário obter um nível de captura similar ao de emissão do gás, além de colaborar com o meio ambiente através de atitudes simples, como criar um projeto para plantar árvores.

FONTE: Exame

Estruturação dos princípios ESG na Amazônia se tornam prioridade para o setor industrial

Por meio do Instituto Amazônia+21, a CNI vem buscando estruturar a aplicação dos princípios sustentáveis no bioma amazônico. A preocupação com uma economia sustentável tem se desdobrado em projetos de produção de biogás, monetização de ativos florestais e recuperação de áreas degradadas.

FONTE: Portal da Indústria