Notícias da Semana: Proteção de Dados 13/10

ANPD é aceita na condição de observadora na GPA - Global Privacy Assembly

A aceitação da ANPD como observadora da Assembleia Global de Privacidade, quinta-feira passada (07/10), é de suma importância para a interação com as comunidades do exterior e também para aprimorar a proteção de dados pessoais em escala internacional.

Fonte: ANPD

ANPD publica Guia de Segurança da Informação para Agentes de Tratamento de Pequeno Porte

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) lançou em 04/10, o guia orientativo de segurança da informação direcionado aos agentes de tratamento de pequeno porte, o qual indica medidas administrativas e técnicas de segurança da informação, além do checklist para facilitar a visualização das sugestões que serão adotadas.

Fonte: LGPD Brasil

Empresa de turismo CVC é vítima de ataque ransomware

O ataque ransomware derrubou as páginas e alguns dos serviços da empresa de turismo CVC, no sábado passado (02). O ataque teve como objetivo o “sequestro” dos dados de clientes, e deixou seu rastro derrubando a central de atendimento e o site da holding da companhia. 

Fonte: Olhar Digital

Twitch, plataforma da Amazon de streaming, sofre vazamento de dados 

A Twitch, plataforma utilizada por “streamers” que transmitem jogos em tempo real para os usuários, confirmou quarta-feira passada (6), que sofreram vazamentos de dados por meio de um ataque hacker. Entre esses dados, estão principalmente os valores que os “streamers” recebem por meio das transições feitas pelos seus espectadores. Mas não para por aí, o hacker que vazou os dados, disse se tratar apenas da “primeira parte” dando a entender que mais dados e arquivos seriam divulgados. 

Fonte: G1

B-Cadastro: Serpro e Receita Federal anunciam plataforma de serviços à prova de hackers

A plataforma denominada de B-Cadastro foi desenvolvida com uma tecnologia blockhain, que que busca proteger contra invasões de hackers. O intuito de sua utilização é aumentar a segurança no compartilhamento de dados como CPF, CNPJ e dados simples entre os órgãos públicos e entidades conveniadas ao governo.

Fonte: Convergência Digital