Notícias ESG: 12/01/22

CVM passa a exigir informações ESG de companhias listadas

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou, em dezembro, a alteração das regras do chamado formulário de referência, um dos documentos obrigatórios mais relevantes para companhias de capital aberto, que serve para dar aos investidores um panorama geral da empresa. O regulador ampliou a exigência de divulgação de informações sobre aspectos ambientais, sociais e de governança dos negócios. As novas regras terão caráter de informação, mas a autarquia poderá perguntar se as informações requisitadas existem, e caso não, porque não existem.

Fonte: ExpertXP

Vale anuncia meta de tirar 500 mil pessoas da situação de pobreza extrema

A mineradora Vale anunciou, no último mês de novembro, em um encontro anual com investidores na Bolsa de Nova York,  a meta de retirar cerca de 500 mil pessoas, que vivem na área de abrangência de suas operações, da extrema pobreza, até 2030. O objetivo faz parte da ambição  de figurar entre as três empresas mais bem posicionadas do setor em relação a quesitos sociais, e é acompanhado de outros projetos, como a ajuda a 13 comunidades indígenas vizinhas e   o aumento das metas de participação feminina e empregabilidade de negros.

Fonte: Vale

Entra em vigor lei que concede incentivos fiscais para cadeia produtiva de reciclagem

O ano de 2022 começou com uma boa notícia para a indústria de reciclagem brasileira. A lei n° 14.260/2021 passou a vigorar em 1° de janeiro de 2022, e estabelece incentivos fiscais e benefícios para projetos que estimulam a cadeia produtiva da reciclagem, visando fomentar o uso de matérias-primas e de insumos de materiais recicláveis e reciclados. Além disso, foram  criados o Fundo de Apoio para Ações Voltadas à Reciclagem (Favorecicle) e Fundos de Investimentos para Projetos de Reciclagem (ProRecicle).

Fonte: AMA

Agfintech “A de Agro” lança solução ESG com inteligência artificial que pode movimentar R$ 1,8 bilhão nas próximas safras

A empresa A de Agro, que utiliza análise de safras por inteligência artificial para disponibilizar serviços aos produtores, lançou um portfólio de crédito estendido de análises de conformidades ESG especializadas no agronegócio. O sistema vai auxiliar os produtores rurais na obtenção de financiamentos mais justos ao verificar a conformidade de seus negócios, como dados de desmatamento, por exemplo. A projeção é que a empresa movimente, nas safras 2021/2022 e 2022/2023, cerca de R$ 1,8 bilhão.

Fonte: Money Times

SBF, dona da Centauro e da Nike no Brasil, irá investir nos parques Ibirapuera e Villa-Lobos

O Grupo SBF, dono da Centauro e da Nike no Brasil, irá investir em exposição das marcas por meio de benefícios para os parques paulistanos Ibirapuerae Villa-Lobos. Juntos, os parques recebem mais de 20 milhões de visitantes por ano e são os principais destinos esportivos dos paulistanos.  Dentre as ações previstas pelas empresas, estão a revitalização de quadras esportivas, manutenção de pistas de ciclismo e caminhada e melhorias na sinalização dos locais.

Fonte: Money Times