Notícias ESG: 24/01/22

Mudança climática é o maior risco para o mundo, aponta Relatório de Riscos Globais 2022

O Fórum Econômico Mundial divulgou, no dia 11/01, o Relatório de Riscos Globais, apontando a mudança climática como a principal preocupação de 2022. O fórum incentiva os líderes a pensar fora do ciclo de relatórios trimestrais, criando políticas que gerenciem riscos e definam a agenda para os próximos anos. Foi ressaltado que ainda não é tarde demais para agir e que, futuramente, as mudanças climáticas desordenadas podem impactar o PIB global.

Fonte: Exame

Coca-Cola e Pepsi pedem esforço global para cortar o uso e a produção de plástico

As gigantes Coca-Cola e PepsiCo propuseram reduzir a produção e, principalmente, o uso de resíduos plásticos em diversos setores da indústria, demonstrando esforço para combater os impactos gerados por esse material no planeta. O projeto já conta com 70 parceiros, entre eles Unilever e Nestlé, as quais já aderiram em seu portfólio de produtos itens embalados em plástico descartável. Ainda não se sabe quais as principais atitudes a serem tomadas pelas empresas, se serão focadas em gerenciamento e reciclagem, ou até mesmo na restrição da produção de plástico.

Fonte: Olhar Digital

Embraer está registrando marca Energia para linha de aeronaves elétricas e híbridas nos EUA

A brasileira Embraer apresentou nos Estados Unidos pedidos de registro de marca cobrindo sua próxima família “Energia”, composta por aeronaves eletrificadas de baixa e zero emissão. A futura linha de aeronaves conta com quatro modelos de nove a cinquenta assentos, movidos por um sistema de propulsão híbrido elétrico, a hidrogênio, turbina a gás de combustível duplo e sistemas de propulsão totalmente elétrica, que substitui os convencionais motores a combustão.

Fonte: Olhar Digital

Próximos unicórnios serão startups sustentáveis, diz Larry Fink

Larry Fink, CEO global da BlackRock, maior empresa em gestão de ativos do mundo, reafirmou o compromisso de sua empresa com a sustentabilidade e declarou que todas as empresas e setores serão transformados pela transição para uma economia verde, com emissão zero de carbono. Em sua visão, negócios e até cidades e países que não se adaptarem à “descarbonização da economia” correm o risco de ficar para trás. Larry acredita também que os próximos 1000 unicórnios, startups avaliadas em pelo menos 1 bilhão, serão inovadores sustentáveis e escaláveis, que ajudem o mundo a se descarbonizar e tornar a transição de energia acessível para todos os consumidores.

Fonte: Invest News

BP: Estações de recarga elétrica em breve serão mais lucrativas do que postos de gasolina

A chefe de clientes e produtos da British Petroleum, Emma Delaney, afirmou que as estações de reabastecimento elétrico estão próximas de se tornarem mais lucrativas para a empresa do que os postos de gasolina. A executiva não especificou a data prevista para que haja a superação de faturamento, mas a BP promete chegar a 70 mil estações de recarga elétrica até 2030.

Fonte: Olhar Digital