Notícias ESG: 22/02/22

USP se junta a empresas privadas para testar 5G na Cidade Universitária

A Universidade de São Paulo (USP) firmou uma parceria com três empresas privadas para prover a rede 5G, em estado de teste, na Cidade Universitária, situada na cidade de São Paulo. O projeto visa desenvolver aplicações, algumas delas relacionadas a cidades inteligentes e à internet das coisas. A expectativa com o 5G é de melhorar os serviços de educação, de trânsito, de saúde e diversos outros.

Fonte: Olhar Digital

Volvo investirá quase um bilhão de euros em fábrica para produção de elétricos

A gigante montadora Volvo planeja investir 960 milhões de euros em uma de suas fábricas, localizada em Gotemburgo, Suécia. O investimento visa preparar a maior fábrica da empresa para a próxima geração de carros, totalmente elétricos, e o plano inicial é modernizar as instalações e introduzir novos processos de fabricação mais sustentáveis. Quando o investimento se concretizar, dentro dos próximos anos, a empresa espera oferecer produtos com preços mais baixos, recargas de baterias mais rápidas e acesso facilitado a carros com baixa emissão de poluentes, além de reduzir a pegada ambiental geral em suas redes de fabricação e cadeias de suprimentos.

Fonte: Olhar Digital

Energia solar: startup oferecerá RS$ 12 bilhões em crédito para instalações

A startup Meu Financiamento Solar, controlada pelo banco BV, está agindo para fornecer a seus clientes cerca de R$ 12 bilhões em crédito, divididos em 1 bilhão de reais por mês, para a instalação de painéis solares pelo Brasil. A empresa acredita que o projeto de instalação dessa energia alternativa é complexo, necessitando de muitos requisitos para ser feita , o que torna extremamente importante a obtenção do crédito.

Fonte: Olhar Digital

São José dos Campos, em SP, instala 700 pontos de Wi-Fi

A cidade de São José dos Campos, no estado de São Paulo, será a primeira cidade inteligente reconhecida pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), tendo recebido 700 pontos de acesso para conexão pública à internet Wi-Fi. A provedora de serviços AmericaNet foi a responsável por implementar toda a estrutura do projeto. Seu executivo chefe de tecnologias acredita que a cidade é o projeto mais importante do Brasil quando se trata de smart city, e que o uso de alta tecnologia em diversas áreas é fundamental para o desenvolvimento da cidade.

Fonte: Ti inside

BP afirma que transição para investimentos verdes não prejudicará lucros

A British Petroleum, gigante de energia britânica, está investindo fortemente em energias alternativas e sustentáveis. No dia 08/02, a empresa enviou uma mensagem de segurança aos investidores, de que a redução na produção de petróleo e gás não representará uma queda nos lucros nos próximos anos. A BP trabalha para cortar a produção de combustíveis fósseis em 40% até 2030 e investe cada vez mais em inovações com menor emissão de carbono.

Fonte: E investidor