Notícias ESG: 11/03/22

TIM e Huawei vão transformar Curitiba em primeira ‘Cidade 5G’ do Brasil

A operadora TIM Brasil e a fornecedora de tecnologia chinesa Huawei anunciaram, no início de março, um acordo colaborativo para o desenvolvimento da Cidade 5G, um projeto que anseia implementar os conceitos de cidade inteligente por meio do 5G. A primeira cidade escolhida foi Curitiba, no Paraná, e a ampla cobertura da internet busca aprimorar o serviço utilizando equipamentos mais sustentáveis, com baixo custo e consumo de energia.

Fonte: Olhar Digital

Santander adquire 80% da consultoria de ESG WayCarbon

O Grupo Santander anunciou a compra de 80% da WayCarbon Soluções Ambientais e Projetos de Carbono, uma grande empresa que atua em consultoria ESG, sediada no Brasil. O banco acredita que, com a aquisição, poderá disponibilizar ainda mais ofertas sustentáveis e auxiliar seus clientes na redução da emissão de carbono. O Santander acredita que a compra da nova empresa é um passo importante para cumprir seus próprios objetivos ESG, e se manter na vanguarda no setor de financiamento de energias renováveis.

Fonte: Valor Investe

O volume de operações ESG triplicou em 2021, segundo o Rabobank Brasil

O Rabobank Brasil, especializado em agronegócio, operou cerca de 5 bilhões de dólares em 2021 com companhias que se comprometeram com as metas ESG. A diretora-executiva de Corporate Clients, Fabiana Alves, conta que os compromissos ESG são cada vez mais necessários para o crescimento a longo prazo das companhias, bem como acredita que tais operações aumentarão a cada ano.

Fonte: Agrolink

BTG lança programa de aceleração social focado em meio ambiente

O programa BTG Soma, focado na aceleração de organizações da sociedade civil, acontecerá pela quarta edição e será realizado pela BTG Pactual. A cada evento seus enfoques mudam e, desta vez, a área de meio ambiente é a escolhida para participar do programa. O CEO da empresa acredita na importância de programas como esse para desenvolver setores de educação e meio ambiente na sociedade.

Fonte: Exame

O setor de Telecomunicações quer definir metas para ESG e redução de carbono

O Mobile World Live 2022, realizado em Barcelona no início de março, destacou a importância de manter a preservação do meio ambiente nas agendas das empresas de telecomunicações. Uma pesquisa realizada pela GSMA Intelligence, em parceria com a Carbon Trust, constatou que a conectividade inteligente pode reduzir em 20% as emissões de carbono até 2030. Mats Granryd, diretor geral da GSMA, revelou que uma reunião ocorrerá na Grécia para definir metas para adoção de ESG no setor de telecomunicações.

Fonte: Convergência Digital