Notícias ESG: 06/04/22

ONU lança grupo de especialistas para lidar com crise climática

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, lançou, no último dia 31/03, um Grupo de Especialistas para desenvolver padrões mais fortes e claros para medir, analisar e reportar os compromissos de emissões líquidas zero de empresas e grupos financeiros. Para Guterres, é urgente que todos os compromissos sejam apoiados por planos de implementação robustos e convertidos em cortes reais de emissões o mais rápido possível.

Fonte: ONU

Governo Federal anuncia medidas para uso sustentável do biometano

No dia 21/03, o Governo Federal comunicou o lançamento de novas medidas verdes referentes à produção e ao uso do biometano no Brasil. O Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, citou em seu discurso no Palácio do Planalto a criação do crédito de metano, que será concedido àqueles que tratarem o resíduo e reduzirem a sua emissão. A preocupação com o metano está no fato de ele ser um dos gases que mais contribui com o efeito estufa, enquanto seu substituinte, o biometano, é derivado do biogás e pode ser utilizado como combustível e na geração de energia elétrica, reduzindo a emissão de gases poluentes.

Fonte: Exame

UE quer conselhos com pelo menos 1/3 de presença de mulheres até 2027

Os países integrantes da União Europeia entraram em acordo sobre exigir das empresas a presença de mulheres em pelo menos 33% dos cargos de conselho até 2027. A proposta tornaria os países-membros responsáveis por garantir que empresas em seu território priorizem candidatas do gênero feminino em seleções entre pessoas igualmente qualificadas em termos de aptidão, competência e desempenho profissional. A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse estar ansiosa pela aplicação do acordo e espera “quebrar o teto de vidro que impede que mulheres talentosas subam aos conselhos”.

Fonte: Exame

Bolsa de Valores registra primeira Cédula de Produto Rural Verde

A Bolsa de Valores brasileira, B3, registrou a primeira Cédula de Produto Rural (CPR) Verde, uma forma de produtores rurais e agentes do agronegócio obterem recursos para financiamento da conservação de matas nativas e seus biomas.. Fabio Hull, executivo da B3, acredita que o registro é muito importante para a preservação do meio ambiente, e que isso reforça dois compromissos da Bolsa: contribuir com o agronegócio e estimular as melhores práticas ESG para o mercado.

Fonte: Invest News

C&A lança metas de sustentabilidade e pretende aprofundar agenda ESG

A C&A, varejista holandesa de moda atuante no Brasil, definiu novas metas de sustentabilidade para a produção e comercialização de seus produtos, e pretende aprofundar a agenda ESG. A empresa estabeleceu o prazo de 2030 para aumentar em pelo menos 50% a quantidade de indígenas, pretos e pardos em postos de gerência, além de definir a meta de se tornar líder na utilização de matérias primas sustentáveis, chegando a 80% dos produtos nesses moldes.

Fonte: Valor